Valentim R. Fagim

24/01/2011

Desculpa as gralhas

Filed under: Em 2010,Língua Nacional — valentimrfagim @ 11:18 AM

Umha das consequências de vivermos o mesmo sistema educativo com as mesmas programaçons (palavra, reconhecemos, pouco simpática) é que recebemos os mesmos guions. Guions de história, de economia, de política, de valores… e de língua, of course. Talvez tivéssemos a sorte de um docente transgressor, provavelmente nom mas, seja como for, o produto que nos vendêrom era: o galego é só dos galegos(as) e vale para o que vale.

Seja na adolescência, seja na maturidade, muitas pessoas tenhem descoberto que o tal guiom nom era assim mui verídico mas nem todas tenhem transformado esta descoberta da mesma forma.

Estám, por exemplo, os NON ESCRIBO PORQUE. Som pessoas que sentem algum tipo de culpabilidade (o cristianismo tem feito tanto mal) e ferve nelas a necessidade de nos darem explicaçons. É como quando um homem, com todos os -ismos da progressismo, afirma que vê pornografia para loguinho apontar que é por interesse antropológico (ainda sabendo que nom dá para acreditar).

Outra família som os DESCULPA AS GRALHAS. Estas pessoas já dérom o passo, levam uns meses a escrever mas diante de umha escrevedora experiente sentem certo embaraço. O que nom sabem é que quase todas escrevem muitíssimo melhor que um próprio na mesma altura vital, em grande medida porque a rede social dos reintegrantes cada vez é maior e tornou num ato, felizmente, cada vez menos heroico.

O que une ambas as famílias é que sabem, ou intuem, que a nossa língua transborda o guiom que nos desenharam no ensino secundário: nom é umha língua apenas para nós e apenas para certas cousas. O que

diferencia as NON ESCRIBO PORQUE e as DESCULPA AS GRALHAS é que estas últimas, ao mesmo tempo que escrevem, estám a redigir um novo GUIOM para Galiza.

Dezembro 2010

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: